in Risikomanagement

Brace for it – Bitcoin Futures may be nearing a tipping pointAvatarPublicado há 20 horas atrás em 20 de setembro de 2020 Por Ekta Mourya

Qual é o ponto de partida para o Bitcoin Futures em bolsas de derivativos de topo como a CME, uma bolsa que tem registrado um volume de negociação diário de mais de $300M e Open Interest de mais de $400M, consistentemente, nos últimos 3 meses.

Aproximando-se do ponto de inflexão do Bitcoin Futures

Bem, uma pequena mudança em Open Interest ou volume comercial pode ter um efeito de cascata no desempenho da Bitcoin Futures nos próximos 180 dias. Tal mudança será influenciada por vários fatores, e começa no ponto de inflexão. Três fatores, para ser mais específico.

Na fase atual do ciclo de mercado da Bitcoin, estes fatores são mais relevantes para os negociadores em bolsas de derivativos. Isto se torna mais evidente quando o gráfico de liquidações para BitMEX é observado. Durante os últimos 3 meses, as liquidações de venda têm sido pagas para comprar liquidações. Entretanto, nos últimos dias, esta tendência tem sido invertida e as liquidações de compra foram cobertas para liquidações de venda em BitMEX.

Aproximando-se do ponto de inflexão do Bitcoin Futures

O objetivo aqui é detectar a fonte do efeito dominó antes que o dominó comece a cair. No caso do Bitcoin Futures, o ponto de inversão pode estar mais próximo do que o previsto.

Um dos principais fatores que influenciam o ponto de inflexão é a Lei dos Poucos.

A Lei dos Poucos afirma que „o sucesso de qualquer tipo de epidemia social depende muito do envolvimento de pessoas com um conjunto particular e raro de dons sociais“.

No caso do Bitcoin, investidores institucionais, comerciantes de derivativos e baleias se enquadram na lei. O sucesso do Bitcoin Futures na comunidade comercial global depende fortemente dos investidores institucionais que negociam com a CME. Na verdade, o volume de comércio diário e o interesse aberto na CME também influenciam o sentimento de negociação nas bolsas à vista.

A última vez que um efeito em cascata foi testemunhado foi quando o volume de negociação diária da BTC Futures atingiu $445M na CME e houve um aumento de até $614M. Na época em que escrevemos, o Volume Diário de Negociações subiu 63,3%, quando comparado aos números de 6 meses atrás, e tem o potencial de atingir $614M com um movimento na direção certa.

Este efeito depende fortemente de outro fator chave – o Fator de Pegajosidade.

Em 2017, quando os resultados da busca do Google por „Bitcoin“ e „Crypto“ bateram o recorde, a comunidade comercial testemunhou uma corrida histórica de tiros de Bitcoin e um rally de altcoin. O interesse institucional e o crescimento dos produtos derivados de „Bitcoin“ se seguiram. Um evento similar ocorreu quando o volume agregado diário da Bitcoin Futures atingiu $184B em 27 de julho de 2020. Este evento foi uma ocorrência única, e fez com que a Bitcoin Futures ficasse na carteira do investidor institucional médio e do negociante de derivativos.

Aproximando-se do ponto de inflexão do Bitcoin Futures

O volume agregado de comércio não caiu para os níveis anteriores a julho de 2020 desde então. Apesar das quedas no preço do Bitcoin nas bolsas à vista, os contratos de futuros continuam a ser negociados com um prêmio e há mais otimismo. O volume não é diretamente afetado pelo preço da Bitcoin e quando o mercado à vista está cheio de sentimentos de baixa, os contratos longos continuam alimentando os calções na BitMEX. Esta pegajosidade é um fator que impulsiona o ponto de inflexão acima mencionado.

Aproximando-se do ponto de ruptura, o contexto poderoso é o aumento das moedas estáveis e seu papel instrumental na redução da barreira de entrada no mercado à vista e de trocas de fiat-crypto.

Nos últimos três meses, moedas estáveis como USDT acrescentaram 100 milhões de dólares em volume todos os dias e sua capitalização e domínio de mercado aumentaram tremendamente. De fato, a Tether também cruzou uma capitalização de mercado de $15B.

Isto influencia diretamente o ponto de viragem para o Bitcoin Futures, uma vez que torna a negociação de Futuros mais acessível aos comerciantes. A Bitcoin realizada nas bolsas quase dobrou no último mês, correspondendo a um aumento na capitalização de mercado e circulação da Tether. Isto repercute nos negociadores de derivativos que optam por contratos Bitcoin Futures com liquidação física em bolsas como a Bakkt. De fato, na Bakkt, o volume diário de negociação foi de mais de $80 milhões na última semana, enquanto o Open Interest tem sido consistentemente acima de $10 milhões.

Aproximando-se do ponto de viragem do Bitcoin Futures

Todos esses fatores estão destacando uma mudança na estratégia dos negociadores de derivativos, ao mesmo tempo em que também destacam o aumento da atividade nas bolsas de derivativos. A corrida para o ponto de viragem começou – Um aumento no volume agregado de negociação em contratos futuros fisicamente liquidados ou CME pode desencadear o tão esperado efeito dominó.